gtag('config', 'AW-609198765');
top of page

A juta para Arraiolo.

Rodrigo Nunes

Os tapetes de Arraiolos são bordados sobre tela de juta, tradicionais da vila de Arraiolos em Portugal. A seguir mostraremos um pouco sobre essa tão especial fibra utilizada na criação dessa arte.

A juta é uma fibra têxtil vegetal que descende da "família Tilioideae". Esta fibra lenhosa atinge uma altura de 3 a 4 metros e o seu talo tem uma espessura de aproximadamente 20 mm, nascendo em climas úmidos e tropicais. A época do plantio varia, segundo as condições climáticas.

As primeiras plantas florescem de quatro a cinco meses depois de plantadas as sementes de juta na camada "superficial" da terra que é inteiramente regada até surgir os primeiros brotos, depois de semeadas e inicia-se imediatamente a colheita. A fibra utilizável é retida entre a casca e o talo interno e a remoção é feita pelo método da maceração. As árvores cortadas próximas ao solo por meio de foices, são limpas das folhas, postas em feixes dentro da água corrente ou parada.

A elevada temperatura das regiões nas quais são plantadas viabilizam a fermentação e por este meio consegue-se a maceração de 8 a 10 dias, permitindo assim a fácil remoção da casca da planta e separação da fibra da parte lenhosa do talo.

As melhores juta destacam-se pela robustez das suas fibras e pela cor branca e brilhante do talo; as fibras de qualidade inferior são as com talos mais escuros, comprimento das fibras menor e menos resistentes.

O comprimento das células elementares da juta é em média de 0,80 mm, e o diâmetro varia de 0,01 a 0,03 mm.

Analisadas as fibras da juta tem-se: celulose (64,10%), substâncias incrustantes (24,06%), água (9,72%), extrato aquoso (1,06%), cinzas (0,70%), gorduras cerosas (0,36%). Dada a proporção centesimal das substâncias orgânicas da juta tem-se: oxigênio (47,60%), carbono (46,30%) e Hidrogênio (6,10%)

Como pode ser notado ao analisar a fibra , o seu principal componente é a celulose, sob a forma de linho-celulose. A juta tem excelente afinidade para corantes diretos e para corantes básicos. É muito higroscópica, regulando a umidade em 12%, o que a torna a matéria prima ideal para a fabricação de tapetes em Arraiolo, evitando tanto o ressecamento quanto a fermentação do produto acondicionado. Basicamente é fiada em fios grossos ou de tamanho médio e, com eles, são tecidos os tão tradicionais tapetes portugueses.

Assim a juta é a fibra ideal para a confecção dos tapetes de Arraiolo, acompanhada de uma maceração trabalhosa sem a utilização de agrotóxicos ou fertilizantes para a sua criação.


 
 
 

コメント


bottom of page