
1 - REDUZEM O ESTRESSE.
Ao executar um trabalho manual, as preocupações são deixadas de lado."Não à toa, os bordados arraiolos viraram uma febre. As pessoas acharam neles um meio de escape dos problemas e da rotina", dizem diversos especialistas, como a terapeuta ocupacional Ana Lúcia Bidin.
2 - EXERCITAM O CÉREBRO.
O movimento de passar a agulha de um ponto ao outro melhora a atividade cerebral, estimulando a coordenação motora", afirma o neurocirurgião Luiz Daniel Cetl.
3 - AJUDAM NA CONCENTRAÇÃO.
No trabalho artesanal, cada etapa demanda máxima atenção. A prática ajuda pessoas que têm dificuldades de se concentrar ou são muito agitadas.
4 - MELHORAM AS ARTICULAÇÕES.
A movimentação das mãos favorecem a lubrificação articular, que; é importante no processo de envelhecimento, e previne futuras dores. afirma a fisioterapeuta Luana Albertoni.
5 - AFASTAM A DEPRESSÃO.
"Principalmente na terceira idade, a pratica do artesanato é uma mudança de vida", diz a terapeuta Ana Lúcia, uma vez que as pessoas depressivas atribuem um objetivo ao seu trabalho como presentear a pessoa amada, nova fonte de renda extra ou decorar sua própria casa.
Kommentare